FIIAH: Não recomprar obriga a pagamento de custos ao fundo

FIIAH: Não recomprar obriga a pagamentos de custos ao fundoSe ouviu falar do FIIAH e pensa vir a vender a sua casa a um dos fundos de investimento imobiliário criados para o efeito, passando a arrendar a mesma, tenha em conta que se não recomprar a casa no fim do contrato de arrendamento estará obrigado a pagar todos os custos que o fundo tenha até à venda da casa.

Os fundos de investimento imobiliário foram apresentados pelo governo como um dos muitos apoios à sociedade portuguesa em tempo de crise. O anúncio foi feito pelo próprio ministro das Finanças que explicou que quem não conseguir pagar o crédito à habitação poderá vender o imóvel ao fundo imobiliário passando assim a suportar uma renda mensal significativamente mais baixa do que aquilo que pagava ao banco.

Entretanto, foi publicada a portaria em Diário da República que regulamenta os fundos, e define que os proprietários que entretanto passaram a ser arrendatários ao desistirem da casa, pagarão os custos da venda e perdem ainda a isenção de imposto sobre as mais-valias.

O secretário de Estado do Tesouro explicou mesmo ao Jornal de Negócios, que se o arrendatário se desinteressar do imóvel, vai gerar um desequilíbrio na relação contratual estabelecida e, por isso, terá de suportar os custos de venda da casa, tal como teria, no caso de a vender directamente no mercado.

O governante explica também que os custos serão ainda mais elevados caso o antigo proprietário, além de não exercer a opção de compra, opte por cessar antecipadamente o contrato de arrendamento. Nesse caso, terá de pagar todas as rendas até que o imóvel seja alienado pelo fundo.

fonte: TVI

11 Comentários “FIIAH: Não recomprar obriga a pagamento de custos ao fundo”

  1. Joao

    Jan 14. 2009

    Questão: fiz “troca de casa” , mas devido a situacao existente ainda n consegui vender a 2ªcasa. e o periodo de carençia esta a terminar.

    – Será que posso aderir ao “fundo de arrendamento”?
    – Será que apesar de aderir ao “fundo de arrendamento”, posso alugar essa casa?

    Obrigado .
    João

  2. admin

    Jan 16. 2009

    João,
    Até agora só a Caixa Geral de Depósitos anunciou ir avançar com os FIIAH. Talvez num qualquer balcão da Caixa saibam responder-lhe a estas perguntas, se bem que quanto à segunda, lhe posso dizer que sim – é mesmo esse o espírito que preside a estes fundos.

  3. Rui Silva

    Jan 29. 2009

    Questão: será que posso ceder a opção de compra a uma outra pessoa por mim indicada, mesmo tendo que pagar o IMT?

  4. Rui Silva

    Jan 29. 2009

    Pessoa ou entidade.

    Rui
    Obrigado

  5. Natália Maria Santos

    Jan 30. 2009

    1- A venda da casa ao fundo é feita por que valor? Quem é que o define?
    2 – Não vivendo o ex-proprietário na casa que vende ao fundo mesmo assim pode arrendá-la independentemente da renda que tem que pagar ao fundo?
    3 – Como é calculado e quem define o valor de retoma da casa?
    Obrigada

  6. José

    Fev 10. 2009

    em caso de o crédito a habitação já se encontrar em contencioso, poderei recorrer ao FIIAH?

  7. Maria de Fátima Gomes

    Mai 28. 2009

    Tenho o meu crédito habitação em atraso á 6 meses, gostaria que me informassem como aderir ao fundo, pois como estou desempregada actualmente nã consigo suportar a mensalidade.
    Obrigada
    Fátima

  8. david pereira

    Ago 04. 2009

    boa tarde tenho o meu credito habitacao em contencioso posso aderir ao fundo?
    caso sim onde me tenho de dirigir?
    obrigado

  9. Tania

    Abr 29. 2011

    bom dia
    tenho 1 emprestimo habitação na caixa geral de depositos. neste momento estamos a tentar vender a casa pelo montante em divida para liquidar emprestimo, mas devido ás dificuldades da banca ainda nao conseguimos. tive conhecimento deste fundo de investimento e gostava de alguns esclarecimentos: como nao é nossa opçao recomprar a casa, poderemos apenas permanecer a pagar renda e podemos sair quando quisermos e que penalizaçoes ao certo poderemos ter.

    obrigada

  10. Maria A F Reis

    Fev 16. 2012

    Tenho uns amigos já com a casa em penhora judicial. Receiam que o valor de venda seja muito inferior ao valor em divida; a casa em questão está arrendada mas inquilinos também não pagam a renda… Nestas circunstancias, têm alguma hipótese de recorrer a estes Fundos de Investimento? Onde se devem dirigir?
    Obrigada

  11. Nome Carlos Ramos

    Jan 07. 2015

    Bom Dia,

    Venho solicitar-vos que me facultem a entidade onde me devo dirigir para obter informações sobre o Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional. Possuo uma habitação em que resido (com crédito à habitação no Santander), que gostaria de obter informações sobre como a alienar ao fundo. Desde já agradeço a vossa colaboração e o apoio na informação.

    Com os melhores cumprimentos,
    Carlos Ramos

Deixe um comentário