Bolsa de arrendamento para 2009

Novidades no mercado de arrendamento para 2009Uma bolsa de arrendamento para reunir toda a oferta em termos de imóveis disponíveis, um novo seguro para os senhorios, e claro, o fundo de arrendamento imobiliário (FIIAH), estão entre as novidades no mercado de arrendamento que já se anunciam para o próximo ano.

Os portugueses que queiram arrendar casa terão, a partir de 2009, o que poderá vir a ser um valioso instrumento à sua disposição – a bolsa de arrendamento que o Governo está a preparar e que vai centralizar os imóveis disponíveis no mercado.

A iniciativa que se atrasou no tempo devido à falta de enquadramento legislativo e à complexidade da plataforma informática, parece finalmente ir arrancar. O propósito será dinamizar o mercado de arrendamento, que tem sido preterido face à compra de habitação própria, e que deixou muitos portugueses em dificuldades nestes tempos de crise económica.

Numa primeira fase, a bolsa de arrendamento deverá contar com as casas disponíveis para arrendamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Segurança Social e da Câmara Municipal de Lisboa.

Embora inicialmente, a bolsa venha a ter um enquadramento mais restrito, a ideia será no futuro agregar todas as ofertas do mercado de arrendamento, sendo que para incentivar os privados, está mesmo a ser estudada a criação de um seguro que cubra o incumprimento no pagamento das rendas.

O timing do lançamento da Bolsa de arrendamento é fazê-lo coincidir com o fundo de arrendamento imobiliário (FIIAH) previsto no Orçamento do Estado para o próximo ano. Os dois instrumentos deverão funcionar em parceria não se esgotando um ao outro, pelo que o FIIAH deverá dirigir-se mais para os privados e a bolsa de arrendamento para as casas disponibilizadas pelo Estado.

O lançamento da Bolsa de Arrendamento já mereceu críticas positivas por parte de inquilinos, e também de senhorios.

A medida vem beneficiar o mercado de arrendamento, já que torna o processo de arrendamento mais fácil e mais prático.

Romão Lavadinho, Associação de Inquilinos Lisbonense

O sector público tem de dar o exemplo, já que as Câmaras têm casas fechadas disponíveis para arrendar.

Emília Borralho, Associação Nacional de Proprietários

2 Comentários “Bolsa de arrendamento para 2009”

  1. Informaçoes sobre a bolsa de arrendamento

    Out 26. 2011

    Bom dia, pretendia algumas informações sobre o assunto supracitado.

    Tenho um apartamente que neste momento esta alugado e precisava de algumas garantias tendo em conta a actual situação do pais. Se me puder ajudar..

Trackbacks/Pingbacks

  1. Senhorios podem vir a ter seguro de arrendamento | Fundo de Arrendamento Imobiliário - 25 de Novembro de 2008

    […] Acerca Bolsa de arrendamento para 2009 […]

Deixe um comentário